1 de setembro de 2012


"



Queria fazer-lhe uma pergunta, disse o doutor Cardoso, o senhor conhece os médecines philisophes? Não,confessou Pereira, não conheço, quem são? Os principais são Théodule Ribot e Pierrre Janet, disse o doutor Cardoso, foram os textos deles que estudei em paris, são médicos e psicólogos, mas também filósofos, defendem uma teoria que me parece interessante, a da confederação das almas. Explique-me essa teoria, disse Pereira. Pois bem, disse o doutor Cardoso, acreditar que somos uma nidade independente, destacada da incomensurável pluralidade dos p´roprios eus, representa uma ilusão, aliás ingénua, de uma tradição única cristã, o doutor Ribot e o doutor Janet vêem a personalidade como uma confederação de várias almas mas, porque a verdade é que temos várias almas dentro de nós, uma confederação que acetia o domínio de um eu hegemónico. O doutor Cardoso fez uma pausa e depois continuou: o que se chama norma, ou o nosso ser, ou a normalidade, é apenas um resultado, mão uma premissa, e depende do controlo de um eu hegemónico que se impôs na confederação das nossas almas; caso surja um outro eu, mais forte e mais poderoso, ele vai destronar o eu hegemónico e tomar o seu lugar, passando a dirigir a coorte das almas, ou ser destronado por seu turno por outro eu hegemónico, por ataque directo ou por uma paciente erosão. 



"


Afirma Pereira, Antonio Tabuchi

Sem comentários: